APRESENTAÇÃO

Prezado(a) professor(a),

Este produto educacional é fruto do estudo: ‘A orientação da pesquisa escolar na perspectiva do professor de Ensino Médio’, desenvolvido no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG). O estudo teve por objetivo identificar e analisar como os professores de Ensino Médio do CEPAE/UFG orientam a busca e o uso das fontes de informação para amparar as pesquisas dos estudantes.

O professor é protagonista na condução do processo de pesquisa. Auxilia na aplicação dos métodos da pesquisa, oferece apoio, sugestões e suporte quando os estudantes se encontram em momentos de incertezas durante o desenrolar da pesquisa. Sendo assim, destaca-se como essencial que o professor esteja presente em todas as etapas, desde a proposição da pesquisa até a sua finalização com o produto pretendido - seja uma apresentação oral, escrita ou outra forma de comunicação do trabalho.

Por entender que a pesquisa é fundamental desde o início do percurso escolar e ainda mais no Ensino Médio, quando os jovens começam a vislumbrar as possibilidades para seu futuro − seja na continuação da formação escolar ou na inserção no mundo do trabalho, considera-se imprescindível apoiá-los nesse caminho. As competências e habilidades desenvolvidas no processo de pesquisa contribuem para que os jovens se tornem mais aptos a buscar informação e a usá-las para aprender, tomar decisões e resolver problemas na sua vida cotidiana. Além do mais, saber buscar e usar a informação possibilita, aos jovens, enquanto cidadãos, maior visão crítica da vida, de suas responsabilidades e direitos na sociedade em que se encontram.

A base teórico-metodológica para a preparação do material está ancorada nos estudos de autores como Kuhlthau (2010), que preconiza a atividade de pesquisa em estágios respeitando o tempo e o sentimento dos alunos no decorrer do processo; de Fialho (2004) e de Gasque (2012) sobre a formação do pesquisador juvenil; na dinâmica evolutiva da pesquisa escolar proposta por Faqueti (2002), além da perspectiva de Demo (2003) na construção e reconstrução do conhecimento.

Vale destacar que este produto educacional se constitui em consonância com o que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, no que se refere ao desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à realização de pesquisas de diferentes tipos; processos de busca e seleção de informações em fontes diversas; compreensão crítica de textos, análise, síntese, reflexão, problematização, produção e divulgação científica em contexto de estudo e pesquisa (BRASIL, 2018).

O material está estruturado em duas partes, inicialmente, com uma breve contextualização sobre pesquisa escolar e suas especificidades no Ensino Médio, destacando-se as competências e habilidades mínimas dos estudantes para a pesquisa. A seguir, relaciona-se o processo de pesquisa em quatro importantes etapas: iniciação, exploração de informações, apresentação e avaliação.

Na sequência, apresenta-se um roteiro para pesquisa no qual consta: onde pesquisar, como identificar e acessar fontes confiáveis de informação e como estabelecer estratégias de busca. Na Parte II estão detalhadas a formatação e apresentação do trabalho de pesquisa conforme as normas técnicas vigentes.

Almeja-se que este produto educacional seja proveitoso para suporte ao trabalho do professor na orientação e acompanhamento das pesquisas dos estudantes de Ensino Médio, principalmente na exploração de fontes de informação adequadas para a pesquisa a fim de que desenvolvam competências informacionais que contribuam para sua aprendizagem.